Semana pela Democratização da Mídia começa com encontro dos comitês do Paraná e de Santa Catarina

Publicado em 17 de outubro de 2016 por diangela

 

midia frentexpr parana democracia (5)

Texto: Diangela Menegazzi
Fotos: Annelize Tozetto e Diangela Menegazzi

As atividades da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação no Paraná tiveram início na noite desta quinta-feira (13), em Curitiba. Comunicadoras e comunicadores populares, jornalistas e representantes de diversas organizações e movimentos se reuniram com o propósito de articular conjuntamente a luta pela democratização da mídia na região Sul.

O encontro foi articulado pela Frentex-PR (Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão) dentro da programação do 4º Seminário Nacional de Imprensa Sindical, que ocorre na capital paranaense entre os dias 13 e 15 de outubro. Esta foi a primeira reunião entre a Frentex-PR e o Comitê pela Democratização da Comunicação (CDC) de Santa Catarina.

midia frentexpr parana democracia (2)“Saímos do encontro fortalecidos e com disposição de aproximar a luta pela democratização da mídia entre os três estados da região Sul”, disse Luis Alves Pequeno, educador popular do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), que integra a Frentex-PR.

Na avaliação dos participantes, a necessidade de avançar na luta pela democratização da mídia, ao mesmo tempo em que o direito à comunicação nem sequer chegou a ser reconhecido pelo Estado brasileiro, requer esforço dobrado.

“Estamos enfrentando um forte ataque do governo ilegítimo de Michel Temer ao mesmo tempo em que precisamos disseminar e produzir narrativas próprias das nossas lutas frente aos veículos tradicionais que se concentram nas mãos de poucas famílias, grupos econômicos e políticos”, diz a jornalista da organização Terra de Direitos, Franciele Petry Schramm.

Comunicação alternativa e popular

midia frentexpr parana democracia (4)Para as jornalistas Camilla Hoshino, do jornal Brasil de Fato Paraná, e Priscila dos Anjos, do Coletivo Maruim, de Florianópolis, é importante que a luta política pela democratização da mídia esteja colada com as iniciativas da comunicação popular e alternativa.

“Existem várias experiências de mídia popular e alternativa pela região Sul e em várias partes do Brasil, assim como muitos grupos que querem discutir outra comunicação possível, mas que não estão se conectando entre si de forma mais estruturada. Uma roda de conversa como essa, a partir de uma pauta concreta que é o debate e as propostas puxadas pelo FNDC [Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação] e pelos seus comitês estaduais, além de apresentar e fortalecer essas experiências e grupos, ajuda a pensar ações integradas para enfrentarmos o monopólio da mídia e pensarmos outras formas criativas de democratizar a comunicação”, diz Camilla Hoshino.

midia frentexpr parana democracia (3)Para Priscila, a agenda de luta do FNDC permeia suas discussões desde a universidade, mas agora o debate toma outra proporção, uma vez que integra o coletivo de jornalismo que surgiu da necessidade de se ampliar e diversificar os canais de informação em Florianópolis.

“Dentro do Maruim, que já tem mais de dois anos, começamos a atuar na questão política da democratização, fazemos parte do CDC de Santa Catarina, e temos visto que existem muitos atores com vontade de construir a luta aqui na região Sul. O que deliberamos hoje mostra que queremos estourar a bolha e construir ações que aproximem a proposta de mídia independente para dentro do Fórum. Precisamos trocar ideia entre os midialivristas para construir a democratização da mídia que a gente tanto acredita”, afirma.

“Democratuxo” derrota a “Monopólia”

Encontrar outras formas de comunicação, que não a fala e a escrita, tem sido um dos caminhos percorridos pela Frentex-PR para levantar sua agenda de lutas. Em vários atos e protestos, militantes da Frente buscam explorar a intervenção artística para falar da luta pela democratização da mídia. Nesta quinta-feira, eles contaram com a ajuda dos atores da Cia Mirabólica para encenar a luta que se passa dentro de um ringue de boxe entre o “Democratuxo” e a “Monopólia”. Depois de muitos golpes baixos da Monopólia, o povo ocupa o ringue e ajuda o Democratuxo a vencer a grande mídia.

midia frentexpr parana democracia (6)

Agenda

As atividades da Semana Nacional pela Democratização da Mídia seguem quentes no Paraná, com oficinas nas escolas públicas ocupadas (já são mais de 300 em todo Estado), bate-papo na UTFPR e exibição do filme FREENET no encontro de protagonismo juvenil do Laboratório de Cultura Digital da UFPR. Confira aqui a programação completa.

Tags:, , , ,

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*