Democratização da mídia é tema de encontro estadual em Curitiba

Publicado em 1 de março de 2015 por Ana Paula Salamon

banner epdc (cópia)No dia 14 de março, movimentos sociais e entidades do Paraná se reunirão em Curitiba para debater a democratização da mídia. Trata-se do Encontro Paranaense pelo Direito à Comunicação (EPDC), realizado pela Frentex-PR, a Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão, com apoio das organizações integrantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através deste link .

Os desafios da luta pela democratização da comunicação em 2015, que já eram grandes, ganharam contornos ainda maiores com a eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) para a Câmara dos Deputados. Após eleito Cunha se manifestou: “regulação da mídia, só por cima do meu cadáver”. Dessa forma, coletivos e entidades que lutam pelo direito humano à comunicação entendem que só será possível vencer tais desafios por meio da formação, articulação e da mobilização para o tema.

O EPDC, como evento preparatório para Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que acontece em abril em Belo Horizonte-MG, é o carro-chefe das estratégias que a Frentex-PR planeja para 2015. O intuito é instrumentalizar xs participantes, mobilizar militantes de todo o estado em torno da bandeira e pautar a democratização da comunicação junto aos demais movimentos. O encontro tem como tônica a desconstrução da retórica da censura usada pelas grande corporações da mídia para turvar o debate sobre a regulação e a compreensão sobre o atual cenário político agravado pelo vazio regulatório ou pelo conjunto de leis caducas que orientam a comunicação no Brasil.

Programação
A programação do encontro contará com uma primeira mesa pela manhã, responsável pela exposição sobre a conjuntura nacional e estadual sobre a luta pela democratização da mída. Durante a tarde estão planejados grupos de discussão sobre temas diversos, como mídia pública, marco civil da internet, cultura, mídia e violação de direitos humanos, comunicação popular e comunitária, entre outros. A programação completa será divulgada em breve pelas mídias da Frentex-PR.

Serviço

Encontro Paranaense pelo Direito à Comunicação (EPDC)
Data: 14 de março de 2015
Horário: 9h às 17h30
Local: Uninter – Rua Saldanha Marinho, 131, 3º andar – Curitiba-PR
Inscrições: http://migre.me/oJs1G

Acompanhe as atualizações do EPDC em http://frentexpr.redelivre.org.br/ ou pela página www.facebook.com/FrentexPR

Tags:,

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =