Frentex-PR debate: o que raios é esse tal de direito à comunicação?

Publicado em 28 de fevereiro de 2015 por Ana Paula Salamon

10830728_786535604728108_3965073693075156100_oNesta quinta-feira (26), rolou bonito o bate-papo sobre o Direito Humano à Comunicação e o Projeto de Lei da Mídia Democrática. Cada um foi chegando aos poucos à sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba – Sismuc Sindicato para a conversa. Tinha gente de diferentes áreas, entidades e movimentos, com um só objetivo: discutir a democratização da mídia.

A cada encontro tem mais gente chegando e dando sua perspectiva do debate sobre democratização da mídia a partir dos seus locais de atuação. Como a Loa Campos, que integra a Frente Acorda Cultura Curitiba e destaca a importância de se discutir a diversidade cultural nos meios de comunicação. Ou como os professores da rede estadual de ensino Gizele Carneiro, Ricardo Wuicik e Marina Vale, que compareceram à conversa e compartilharam como está sendo percebida a cobertura da greve pela comunidade escolar.

Por coincidência, a emissora de televisão que pertence à família do deputado estadual e secretário de estado, Ratinho Júnior, é a que mais tem criticado o movimento grevista, que atualmente reúne não só professores e funcionários das escolas estaduais, mas diversas categorias de servidores públicos do Estado. O coronelismo eletrônico também é um dos pontos da pauta de luta pela democratização dos meios de comunicação.

A Albana Luna Balestra, formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, que falou sobre o direito à comunicação, deixou o recado: “Considerar a comunicação como um direito humano passa, necessariamente, pela concepção de que o ato de comunicar envolve a participação dos indivíduos no processo comunicativo, ou seja, nos atos de emitir, receber e processar mensagens. Assim, é fundamental a luta pela democratização dos meios de comunicação”.

Nos próximos dias, a Frentex segue firme na organização do Encontro Estadual pelo Direito à Comunicação (EPDC), que ocorrerá em Curitiba no dia 14 de março.

Confirme sua presença no EPDC: http://senta.la/1pnpb
Faça sua inscrição para o EPDC: http://migre.me/oJs1G

Texto: Diangela Menegazzi

Tags:, , ,

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 5 =