Democratização da mídia é tema de encontro de delegados sindicais

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 por Ana Paula Salamon

Os desafios da luta pela democratização da comunicação em 2015 será o tema da reunião mensal dos delegados sindicais do Sismuc, que se reúnem no dia 3 de março (terça), no período da manhã e da tarde, na sede do sindicato. É a primeira reunião do ano.

A importância do tema proporciona o debate sobre a concentração dos veículos de comunicação (rádio, TV, jornais de conteúdo), nas mãos de menos de dez famílias no Brasil. “Ao mesmo tempo, temos que pensar nas formas de comunicação que estão de acordo com as necessidades dos trabalhadores”, comenta Cathia Almeida, coordenadora do Sismuc.

O marco regulatório das comunicações no país remonta ao período da ditadura militar.

Para trabalhar essas questões, foram convidadas as militantes da área de democratização da comunicação, Ana Paula Salamon e Camilla Hoshino, da Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (a chamada Frentex-PR). A Comunicação do Sismuc deve contribuir também no espaço.

Para 2015, a Frentex está preparando cursos, seminários e ações sobre o tema. De acordo com o movimento, os desafios “que já eram grandes, ganharam contornos ainda maiores com a eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) para a Câmara dos Deputados. Ele já havia dito em entrevistas que caso fosse eleito engavetaria projetos relacionados à regulação da mídia. E só será possível vencer estes desafios por meio da formação, articulação e da mobilização para o tema”.

Autor: Pedro Carrano

Fonte: http://sismuc.org.br/

 

 

Tags:,

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*